Direcionamento Estratégico, o caminho para ser assertivo


Direcionamento Estratégico, o caminho para ser assertivo

As empresas dependem de diversos fatores para sobreviver, e essa busca constante pela sobrevivência depende da implementação de uma visão estratégica definida. Normalmente os empreendedores tomam suas decisões de forma intuitiva e não seguem um direcionador pré-estabelecido. Onde você chegará se não sabe exatamente para onde está indo?

Por esse motivo, os conceitos de Direcionamento Estratégico crescem em importância e começam a ser melhores difundidos entre os empreendedores.

Neste post serão vistos os conceitos básicos que norteiam este estudo, tais como: O que é o Direcionamento Estratégico? Para que ele serve? Quais são as suas etapas? Como construir?

1. O que é Direcionamento Estratégico?

Direcionamento Estratégico é um plano mestre abrangente que estabelece o foco da empresa para alcançar a sua missão, seus objetivos e metas. Em sentido mais específico, o Direcionamento Estratégico é o conjunto de decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho de uma corporação em longo prazo.

Não existe mais espaço para empreendedores despreparados estrategicamente. A evolução chegou, e juntamente com ela uma leva de gestores bem preparados, com propósito definido e com objetivos e metas a serem conquistados. Seguir na rotina operacional do negócio sem levar em consideração a esfera estratégica é o primeiro passo para ter dificuldades competitivas.

Assim como para fazer uma grande viagem é preciso definir o destino, as datas e todos os caminhos a serem percorridos, na elaboração do Direcionamento Estratégico não é diferente, é preciso estabelecer onde se quer chegar, o motivo dessa “viagem” e as datas e os caminhos que toda a empresa deverá percorrer para conquistar esses objetivos.

As empresas que tem o direcionamento competitivo alinhado com o mercado são mais estratégicas, reagem mais rápido a possíveis alterações que podem impactar em seus negócios, além de ser mais visionárias e sustentáveis.

1.1. Elaboração do Direcionamento Estratégico

O direcionamento estratégico é composto pela definição de missão, visão e metas. Somente com esses três conjuntos alinhados consegue-se direcionar de forma competitiva a empresa.

1.1.1. Missão

Uma empresa com senso agudo de sua própria identidade tem muito mais chances de obter sucesso do que uma outra que não tenha um entendimento claro de sua razão de existir.

A declaração de missão define uma organização e descreve a sua razão de ser, o que é quem ela representa, e os valores ou crenças que mantém[1].

As empresas são fundadas com um propósito. Embora esse propósito possa mudar ao longo do tempo, é ele que direciona missão da empresa.

Muitos se definem como empresas completas, que atendem a tudo e a todos, outros nem se definem. Essa interpretação equivocada, e as vezes ignorada, não consegue direcionar o que a empresa faz.

Uma missão bem estruturada mostra para clientes, público-alvo, professores, colaboradores, fornecedores, o que esperar desse negócio, quais premissas serão reverenciadas, o que está dentro e o que está fora da área de atuação.

Vale ressaltar que a missão da empresa deve sempre reverenciar o seu modelo de negócios, o escopo de produtos e a postura competitiva.

A evolução constante do mercado traz a necessidade vitalícia de se encontrar uma postura própria e que mostre a todos os envolvidos o que realmente a sua empresa faz.

Exemplo de missão de uma academia familiar:“Entregar para os nossos clientes um ambiente integrador e familiar para a prática das atividades físicas.”

Exemplo de missão de uma academia para jovens:“Divertir, entreter e cativar os nossos alunos a formar tribos que reverenciem os hábitos saudáveis.”

Exemplo de missão de uma empresa de baixo custo:“Entregar uma excelente estrutura, variedade de equipamentos, para que os nossos alunos consigam praticar suas atividades pelo menor preço”

Esses exemplos mostram que a missão deve ser objetiva e tentar ao máximo clarear na mente de todos os interessados, o propósito de existência da empresa.

1.1.2.
Visão

A Visão é a declaração das realizações desejadas, expressas qualitativamente. É importante porque fornece a direção para a empresa e cria um conjunto de prioridades que ela usará para avaliar as alternativas e tomar as decisões de alocação de recursos. Significa fixar um alvo a ser atingido.

Definir a visão associada a missão nunca foi o forte dos empreendedores, basta lembrar que poucos definiam realmente uma missão, quanto mais ancorar no plano futuro o desejo a ser conquistado.

A definição de visão traz a fixação do norte, uma espécie de bússola dos negócios, o alvo a ser atingido que quase sempre era ignorado. A maior parte dos empreendedores acompanham somente as metas de curto prazo. Olham para o mês corrente, comparam com os anos anteriores, mas não planejam onde estarão daqui a 3 anos nesse mesmo período.

Trabalhar com a visão é estimular o longo prazo de forma clara e específica, é mostrar para todos onde a empresa irá pousar o seu avião no final da viagem.

Exemplo de Visão de uma academia familiar:“Ser a referência de academia familiar na região do Méier, tendo produtos para todas as idades e um total de ativos de 980 alunos até 30 de maio de 2020.”

Exemplo de Visão de uma academia para jovens:“Ser o point da Tijuca para os jovens que querem se expressar através das atividades físicas até 30 de maio de 2020, atingindo o número de 750 alunos”

Exemplo de Visão de uma empresa de baixo custo:“Ser a única academia de Cascadura a oferecer mensalidades abaixo dos R$ 50,00 até 30 de maio de 2020”

Perceba que todas as declarações de objetivos citadas acima contemplam o tempo e o resultado esperado. Isso quer dizer que sempre a sua Visão deve estar clara e específica e associada a uma data.

1.1.3. Objetivos e Metas

As metas são marcos específicos e quantitativos, que podem ser usados para mensurar o progresso em relação ao alcance da Visão. Uma meta bem definida deve incluir o nível atual de realização, o nível desejado e o período de tempo para o objetivo ser atingido.

Falar sobre metas é falar a linguagem dos gestores atuais, que conseguem construir seu escopo de metas e distribuí-los para equipe comercial e técnica. O problema é que nessa operação, em muitas das vezes, eles não levam em consideração a missão e os objetivos de visão.

As metas são os degraus a serem atingidos para se conquistar a visão. Exemplo de Meta de uma academia familiar:“Aumentar o índice de conversão para 70% em janeiro, em 75% em fevereiro e para 80% em março.”

Exemplo de Meta de uma academia para jovens:“Renovar 60% dos alunos em planos de longa duração no mês de outubro e 70% dos alunos em planos de longa duração no mês de novembro ”

Exemplo de Meta de uma empresa de baixo custo:“Ultrapassar a faixa de 2.000 alunos até dia 31 de julho e de 2.150 alunos até dia 31 de agosto”

DICA: É importante apresentar no seu plano de metas o sistema de “escada”. O que vem depois do primeiro alvo a ser atingido. Visualizar o segundo passo traz mais representatividade para o primeiro passo.

Obviamente essas etapas de direcionamento estratégico devem estar totalmente alinhadas o mercado, ou seja, é fundamental que se conheça as influências geradas e sofridas pelo seu ambiente de negócios.

Aqueles que montam o Direcionamento Estratégico sem avaliar o ambiente no qual estão inseridos não são diferentes daqueles que vão viajar e não levam mapas para se orientar.




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