Empodere sua equipe




Empodere sua equipe

Saber direcionar sua empresa é fundamental para que haja crescimento e resultados positivos para o bom desempenho do seu negócio. Com isso, foi notada uma maneira simples, mas inteligente como modelo de gestão de pessoas chamado empowerment, em tradução literal podemos chamar de “empoderamento”.

Este empoderamento se resume a motivar, positivamente, sua equipe e deliberar corretamente certas funções para que todos possam dar o melhor de si e com prazer. A ausência desse método pode romper uma equipe forte, tornando-a improdutiva. Essa forma de gestão pode ser a última esperança para algumas empresas ou até mesmo para você.

Para que seja administrada corretamente, a primeira meta deste conceito seria transformar seus colaboradores em líderes.

Um líder sabe ser democrático, mas também é focado, não é rígido e sim, participativo, não é um chefe, é um líder. As empresas começaram a perceber que esse tipo de liderança democrática é o melhor meio para atingir o sucesso. Portanto, optaram por essa forma mostrando níveis de rendimento evoluídos a cada dia. 

Para que o empoderamento seja adicionado à sua empresa há algumas dicas que podem ser de grande ajuda para esta gestão ser realizada com sucesso.

Autonomia:

Algumas empresas não confiam em seus funcionários e acaba limitando-os, atrapalhando o desenvolvimento deste colaborador. Dando autonomia a eles mostrará confiança e a escolha na tomada de decisões, transformando-os em líderes mais independentes.

É importante que se crie limites reais e generosos para que a pessoa consiga manter seu foco e crescimento sem ultrapassar esses limites. 

Motivação:

A motivação é a base para o empoderamento. Se sua equipe se sentir motivada consegue ter mais foco para atingir as metas.

Essa motivação pode ser traduzida como maior liberdade para agir na empresa, ou dar maior crédito aos funcionários. A equipe perfeita que nunca erra não existe, então, tente entender o que cada um faz de melhor e auxilie em seu caminho.

Delegar funções: Delegando corretamente cada função de sua empresa, incentivará o desenvolvimento de cada um, sem fazer qualquer pressão ou exigência desnecessária, somente gerenciando, dialogando, dando sugestões e criticando de maneira construtiva.

Quando um funcionário faz o que gosta, ele se sente bem e cresce nesse meio, eleva o nível de seu colaborador e de sua empresa.

Ouvir:

Saber ouvir é uma das melhores qualidades de um líder. Ouvindo seus colaboradores, sempre com a verdade do que a empresa está passando no momento, mostra credibilidade. Isso gera mais diálogos, mais sugestões e, consequentemente, soluções. Além de tornar a relação com a equipe muito mais próxima.

Independente de seu cargo na empresa, nunca deixe de incentivar, motivar e estimular sua equipe. Cada resultado falará por si quando começar a adquirir o método empowerment. Portanto, empodere sua equipe!


Juan Jensen

Juan Jensen

Economia Cenário Nacional e Internacional
Alcione de Albanesi - FLC

Alcione de Albanesi - FLC

Superação de Desafios / Mudanças