Jose Luiz Tejon

São Paulo/SP
Veja o Perfil Completo

Jose Luiz Tejon

Jose Luiz Tejon é Administrador com ênfase em marketing, com especializações na Pace University/EUA, Harvard/EUA, e MIT/EUA. Em liderança tem especialização no INSEAD/França. É considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana.


Vídeos



Artigos


Dialethos Eventos - A dignidade da superação em Santa Maria
Dialethos Eventos - Marketing: a busca da partícula Higgs dos sonhos humanos.

Dialethos Eventos - Marketing: a busca da partícula Higgs dos sonhos humanos.


Em Genebra, na fronteira da França com a Suíça, o CERN construiu o Large Hadron Collider (LHC), “Grande Colisor de Hádrons”, para descobrir a menor partícula do universo, aquela que não tem forma, mas que dá forma ao infinito de tudo e do todo. Os cientistas afirmaram em 4 de julho de 2012 terem descoberto a partícula Higgs, ou a partícula de Deus, como foi popularmente chamada.

Na Administração estudamos Marketing e o que é Marketing? Uma série de definições, todas envolvendo aspectos da sua gestão, das trocas, do lucro com satisfação dos consumidores, as percepções. Mas qual seria a legítima partícula Higgs do genuíno ato do Marketing? Onde nasce o Marketing e como diferenciar seus modelos ético-evolutivos dos oportunismos manipuladores, também eficazes, porém alimentadores de energias que tendem aos buracos negros das ilusões humanas.

A partícula Higgs permitiria imaginar a comprovação científica do “the secret” ou da Trilogia do Segredo, lançado pela editora Saraiva, alguns anos atrás. Quer dizer, a partir da energia concentrada do pensamento, podemos aglutinar os Bósons de Higgs, construindo realidades físicas e materiais.

Vamos imaginar então esse poder operado a partir de uma gigantesca fonte de energias criadoras, alavancadas com a repetição estética da mídia, de personalidades e da vontade de uma ilusão profundamente desejada, transformada em loucura, ou, por outro lado, se for sonho, transformada em criação benigna na luta contra a entropia dos sistemas?

Qual é a partícula Higgs da Arte e da Ciência do Marketing? Seria possível um líder contemporâneo ignorar a profundidade do Marketing para realizar a obra? Asseguro que a ignorância ou o preconceito sobre essa recente área da Administração significa um diferencial crítico de sucesso para todo e qualquer líder, seja de atividades com ou sem fins lucrativos.

Dona Jô Clemente, da Apae, quando perguntei sobre qual seria a sua profissão, ela respondeu: “marketeira”. José Carvalho, da Fundação com seu nome em Pojuca na Bahia, para cuidar de 6 mil crianças, precisou atuar com todas as forças e fundamentos de Marketing. Na Agroceres, para criarmos um valor extraordinário e trazermos para o país tecnologia genética adaptada ao mundo dos trópicos, precisamos do melhor do conhecimento de Marketing. A Coca Cola continua dando show de antecipação do caminhar humano tratando do enfrentamento de crises e do abrir da felicidade. A partícula Higgs do Marketing, encontrável num abrir de uma garrafa da coca.

Por quê? Pela simples razão de que a partícula Higgs do Marketing está na menor parte indivizível criadora da imaginação humana. Essa força de síntese, de origem, a vontade e o motor do vir a ser, são os condutores da saga humana pela terra. Ao mesmo tempo, como se fosse uma moeda com dois lados, em uma face a energia destruidora da entropia: a ilusão. Na outra face, a força do poder criador e recriador: o sonho. A partícula Higgs do Marketing criador vem do sonho, do conjunto de invisíveis grãos, que terminam por constituir desejos, e ao desejar somos compelidos ao aprender, e para pegar, necessário sempre será o saltar. Jump.

A partícula Higgs do Marketing está na pesquisa criadora do líder, ao descobrir a grande síntese, a força indestrutível de um sonho que resista ao tempo, que supere o tempo, e que carregue em si mesma uma fonte interminável de recriação, superando desafios e obstáculos imprevisíveis, e, acima, muito acima de tudo, que essa fonte invisível e moldável de vir a ser, transmita a inspiração invisível que arrasta, com sua força gravitacional, a capacidade de realização pragmática, prática e do realizar, transformando sonhos em realidades.

Monteiro Lobato, Tolkien e Dostoiévsky entendem disso. Nenhum consumidor pediu nada do que o mundo hoje oferece. Essa partícula Higgs do Marketing sempre andou solta por aí, sendo captada pelos quatro cantos do mundo, por líderes com suas antenas sensíveis e sensitivas amplificadas. Américo Vespúcio ganhou o nome da América. Paulo globalizou o Cristianismo. Steve Jobs brincou com kits eletrônicos dados por um vizinho quando criança; Alexandre Costa, da Cacau Show, permitiu aprender ao caminhar com os chocolates desde seus 16 anos. Salim, da Localiza, ficou impregnado pela Higgs do seu sonho ao pagar uma conta de locação de automóveis do patrão, quando era boy. Zé Mindlin pegou a verdade das letras, da reunião das palavras e das sentenças, e sem que ninguém pedisse, nos doou uma biblioteca gigantesca e maravilhosa.

E, para que todas as obras humanas sejam realizadas, autênticos e verdadeiros marketeiros atuaram e atuam. Se não criarmos, produzirmos e se não vendermos, nada acontece. Muito menos o bem. E que os governantes éticos aprendam isso em alta velocidade

Mande-nos uma Mensagem