Ricardo Amorim

São Paulo/SP
Veja o Perfil Completo

Ricardo Amorim

Formado em economia pela USP - Universidade de São Paulo, pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC - École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris, e membro do Business Affairs Committee da Câmara Americana de Comércio de São Paulo, Ricardo Amorim é com certeza um dos princiapais nomes da atualidade quando o assunto é mercado financeiro.


Vídeos



Artigos


A Meia Entrada, os Empresários Gananciosos e a Ilusão de Levar Vantagem
A Pandemia e Nossas Escolhas
A tempestade e a bonança
A vez da indústria?
Corrupção, Privilégios, Lava-Jato, Previdência e o Futuro do Brasil
Dois pesos e duas medidas
Não à indignação seletiva
Os robôs venceram
Proposta para moralizar o Brasil
Se não fizermos nada, a desigualdade da educação vai piorar
Um país de analfabetos financeiros

Se não fizermos nada, a desigualdade da educação vai piorar


Dialethos Eventos - Se não fizermos nada, a desigualdade da educação vai piorar

A origem do problema brasileiro de desigualdade: os filhos dos mais ricos têm mais oportunidades educacionais. Por isso, qualificam-se mais. Por isso, ganham mais. Por isso, tornam-se mais ricos. Daí, seus filhos têm mais oportunidades educacionais, e o ciclo recomeça...

Desigualdade de renda não é problema. A busca das pessoas por melhorar de vida gera desenvolvimento, melhora das condições para toda a sociedade e também desigualdade de renda. O problema é a falta de mobilidade social que decorre da falta de igualdade de oportunidades educacionais. Grande parte dos filhos dos mais pobres é condenada a continuar a ser pobre por não receber educação adequada.

A universidade pública, paga com impostos de todos os brasileiros, mas a que só os mais ricos têm acesso na maioria dos casos, mantém e agrava o problema. É um programa anti-social, um Robin Hood às avessas: dinheiro de todos para bancar os estudos dos ricos.

Antes que alguém sugira que a solução é simplesmente colocar mais alunos pobres nas universidades públicas, é importante enfatizar que isto, sozinho, não é solução. As cotas para entrada na Universidade deveriam ser baseadas fundamentalmente em critérios socioeconômicos, mas apenas colocar, por cotas, mais alunos pouco preparados nas Universidades pioraria ainda mais a qualidade da educação nas Universidades.

Precisamos qualificar os alunos mais pobres desde a escola. A grande solução para permitir que mais alunos pobres cheguem à Universidade, bem preparados, qualifiquem-se ainda mais nas universidades, ganhem mais, deixem de ser pobres e ajudem a desenvolver o país, aumentar a mobilidade social e diminuir as injustiças é muito simples: educação de primeira nas escolas públicas. Isso, sim, é um programa social.

Mais do que nunca, esta tem de ser uma das principais prioridades do país. O isolamento social causado pela pandemia de coronavírus e a transição forçada e sem planejamento para o ensino à distância piorou ainda mais a educação no país, principalmente a educação dos mais pobres, que em geral não têm boa internet, nem espaço adequado em casa para aulas digitais. No caso das crianças menores, estes desafios se multiplicam pelas dificuldades naturais de educar uma criança pequena à distância. Se não investirmos para corrigir o fosso educacional que se formará, teremos toda uma geração mais despreparada e mais mal paga, desperdiçando potenciais talentos e reduzindo ainda mais nossa já baixa mobilidade social, o que aumentará tensões no país.

Ricardo Amorim, autor do bestseller Depois da Tempestade, apresentador do Manhattan Connection da Globonews, o economista mais influente do Brasil segundo a revista Forbes, o brasileiro mais influente no LinkedIn, único brasileiro entre os melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner, ganhador do prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, presidente da Ricam Consultoria e cofundador da Smartrips.co e da AAA Plataforma de Inovação.

Mande-nos uma Mensagem