Sobre as crianças que não choram mais em restaurantes e a \'?\'culpa\'?\'? da tecnologia nos eventos da

Sobre as crianças que não choram mais em restaurantes e a \'?\'culpa\'?\'? da tecnologia nos eventos da


Crianças não fazem mais escândalo em churrascarias que envergonham seus pais. O tablet com a hipnótica galinha pintadinha resolve. A melhor parte: eles podem postar seus stories com mais calma com a família feliz almoçando.

Na última semana o abominável ataque em Suzano trouxe a discussão se os fóruns obscuros (chans), a Deep Web ou DarkNet teriam parcela de culpa nisso tudo. Lá vai o que eu acho que acho:

1) Preguiça é buscar uma resposta simples para uma questão complexa. 

\'\'Eles jogavam games violentos!\'\'

\'\'Eles compraram armas online!\'\'

\'\'Eles frequentavam a DarkNet!\'\'

Pronto. Achamos a causa, tudo resolvido. Só que não.

Jovens perturbados buscando fama e vingança não são moldados instantaneamente. O perfil introspectivo e egocêntrico se fecha e vai buscar no sigilo o canal para explorar o alter ego raivoso e confiante.

A culpa não me parece da DarkNet ou do videogame de forma alguma. Sem discutir a causa vamos abolir fóruns que serão substituídos imediatamente por grupos no WhatsApp. Lembrete: esse tipo de ataque acontecia ANTES da internet.

2) Os limites da internet.

Até semana passada o problema não era o monitoramento das redes sociais e a rastreabilidade de dados? Solução simplória: mais anonimato e privacidade! Não foi exatamente o que eles usaram pra planejar os ataques? A internet é algo extremamente novo, precisamos encontrar um caminho do meio, nem com o Facebook extraindo e vendendo suas informações pessoais nem o completo anonimato.

Como isso se relaciona com a família na churrascaria? Todo espaço será ocupado, sempre. Estamos terceirizando o diálogo e a educação para depois atribuir culpa ao YouTube. Hora de avaliar se essa não é uma resposta simplória para uma questão bem mais complexa.


TEMAS