Eduardo Bueno

Porto Alegre/RS


Eduardo Bueno

Iniciou a sua vida profissional aos dezessete anos, como repórter do jornal gaúcho Zero Hora, onde ganhou o apelido de Peninha, o personagem da Disney que trabalha no jornal A Patada




Vídeos



Eduardo Bueno (1958) é um jornalista, escritor, tradutor e editor brasileiro. É autor da Coleção "Terra Brasilis", inaugurando um estilo leve, crítico e divertido de contar a história do país. Com 17 anos iniciou sua carreira de jornalista como repórter do jornal Zero Hora, onde recebeu o apelido de “Peninha”.

Nos anos 80, atuou na produção do programa “Pra Começo de Conversa” na TV Educativa de Porto Alegre. Depois da saída do apresentador Cunha Jr, Eduardo Bueno assumiu a apresentação do programa que era destinado para o público jovem, levando ao ar matérias sobre a cultura pop e entrevistas com pessoas ligadas à vida cultural da cidade.

Ainda na década de 80, Eduardo Bueno traduziu o livro “On The Road” (1957), de Jack Kerouac, um dos principais expoentes da geração beat dos Estados Unidos. “Pé na Estrada” (título em português) marcou o desembarque da literatura beat no Brasil, com 30 anos de atraso, e levou Eduardo Bueno a ser reconhecido nacionalmente.

Mais tarde, assinou contrato com a Editora Objetiva para publicar uma coleção intitulada “Terra Brasilis”, sobre a História do Brasil. A coleção alcançou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos e inaugurou um estilo leve, crítico e divertido de contar a história do país. Foram publicados: “A Viagem do Descobrimento” (1998), “Náufragos, Traficantes e Degredados” (1998), “Capitães do Brasil” (1999) e “A Coroa, a Cruz e a Espada” (2006). Seus livros viraram best-sellers e Eduardo tornou-se o primeiro autor brasileiro a manter quatro títulos entre os primeiros na lista dos livros mais vendidos do país.

Ao todo, Eduardo já traduziu mais de 22 livros, entre 1980 e 1990, trabalhou em mais de 200 títulos, tendo colaborado com algumas das principais editoras brasileiras.  Recebeu diversos prêmios, entre eles, o Melhor Editor do Ano (1984), pela revista Isto É, quando trabalhava para a L&PM Editores, o Prêmio Jabuti (1999) e a Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura do Governo Federal.

Entre setembro e novembro de 2007, Eduardo Bueno dirigiu e apresentou a série “É Muita História”, que foi apresentada durante o programa Fantástico da TV Globo. Em cada programa, ele aparecia caracterizado de um personagem da história e nas ruas conversava com o público. No primeiro episódio estava vestido de Dom Pedro I e conversou sobre o grito “Independência ou Morte”.

Entre outras publicações de cunho histórico de Eduardo Bueno, destacam-se: “Blá, Blá, Blá: a Biografia Autorizada dos Mamonas Assassinas” (1996), um grande sucesso de vendas, “Brasil: Terra a Vista!” (2000), “Brasil: Uma História: Cinco Séculos de um País em Construção” (2003), “Passando a Limpo: História da Higiene Pessoal no Brasil” (2007) e “Brasil uma História” (2012).

Atualmente comanda o canal Buenas Ideias no YouTube, que narra a história do Brasil de forma descontraída. Bueno iniciou a vida profissional aos dezessete anos, como repórterdo jornal gaúcho Zero Hora, onde ganhou o apelido de "Peninha", mesmo nome do personagem da Walt Disney Productions que trabalha no jornal A Patada.

Autor dos Livros:

- A viagem do Descobrimento: a Verdadeira História da Expedição de Cabral
- Náufragos, Traficantes e Degredados: as Primeiras Expedições ao Brasil
- Capitães do Brasil: a Saga dos Primeiros Colonizadores
- Terra à Vista! A Aventura Ilustrada do Descobrimento
- Uma História - a Incrível Saga de um País
- Pau-brasil
- Grêmio: Nada Pode Ser maior
- Blá, Blá, Blá: a Biografia Autorizada dos Mamonas Assassinas
- À sua Saúde: a Vigilância Sanitária na História do Brasil

Tipos de Trabalhos:

- Jornalistas
- Mestre de Cerimônias
- Escritores / Autores
- Presença Vip
- Moderador de Debates
- Historiador

AT 01-20
Mande-nos uma Mensagem